terça-feira, 26 de maio de 2009

ADOLESCÊNCIA


Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
Segundo a OMS vai dos 10 até os 20 anos (putz..... é muito adolescente). No Brasil o Estatuto da Criança e Adolescente fixa a faixa entre os 12 e 18 anos.
Bem..... tudo isso pra falar que tenho um filho nessa faixa etária. (Thiago - 12 anos) ex-aluno brilhante, atualmente aluno normal.(o ex era na época de criança).
O Thiago esta com as mudanças psíquicas e sociais se alterando..... (as físicas estão apenas começando, porque apesar de muito grande para os doze anos, pra gente ainda é um menino).
E como é difícil mudar nosso olhar de pais aos nossos filhos. (agora te entendo mãe). Pra gente são sempre crianças.
E suas necessidades vão mudando de uma maneira tão rápida, quanto é rápida a vida de hoje. (e pra nós - continuam criancinhas).
E a gente acaba esquecendo que essas mudanças que nos atropelam....atropelam muito mais a nosso filhos.
E esse atropelo nos afasta, pois começamos a não mais nos entender...
As mudanças físicas, mesmo que tardiamente (a nossos olhos) a gente acaba vendo (é evidente) e compreendendo. E as outras mudanças? As psíquicas e Socias? Como entender uma cabecinha, uma mente inquieta (é meu filho afinal) de um jovem que esta se formando numa sociedade que anda na velocidade da luz? E com eles pensam e agem pra se inserir nessa sociedade Maluca e Multifacetada? Como e onde se inserir? E nós, pais acabamos empurrando nossos filhos pra tantos lados que alguns acabam caindo no ¨colo¨ de um traficantezinho de merda... (um vaporzeiro quase sempre).
Podia divagar muito mais sobre essa sociedade que vivemos hoje, mas o assunto é a adolescencia do Thiago.
Desculpa por um monte de coisas meu filho.....
Depois dessa reflexão que fiz ao escrever, vou te olhar com um olhar menos crítico e vou usar essa critica ao me olhar no espelho pela manha.

Um comentário:

Saila Santos disse...

Que delícia. Você traduziu em palavras o que vivo enquanto mae de adolescente, Rebeca, de quase 13 anos, e professora, de uns 300 adolescentes... É muito louco participar do mundo adolescente quando se é adulto. Realmente devemos pedir perdão a eles e os olhar com outros olhos... olhos de amor.