quarta-feira, 14 de outubro de 2009

OBAMA E O NOBEL DA PAZ - Yes We Can


O Presidente dos EUA, Barack Obama é o Premio Nobel da PAz de 2009.
Apesar da controvérsia de que pouco ou muito fez pela Paz, nesses 9 meses de mandato, acho que foi um Sinalizador.
Sim um Sinalizador, de que ao contrário de seu antecessor, seu norte é de cooperação entre os povos.
Se o ¨outro¨, o maluco ¨senhor da guerra¨, fez dos Estados Unidos a arma de guerra mais moderna de todos os tempos. Continua matando seus filhos no Iraque. (essa o Obama ainda não conseguiu resolver).
Os esforços por olhar pela Paz mundial, mostram a tendência desse governante em buscar a Paz entre os Povos.
O legal é que Obama, se junta a um grupo fantástico de pessoas, que tentaram fazer um Mundo melhor.
Yes we Can
Abaixo os ultimos ganhadores do Nobel da Paz


2008:

Martti Ahtisaari - Ex Presidente da Finlândia - Foi premiado por seus importantes esforços em vários continentes e por 3 décadas, por sua luta na mediação de conflitos internacionais.

2007:

O Prêmio Nobel da Paz 2007 foi dividido entre o Vice-Presidente Al Gore e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), por seus esforços em consolidar e disseminar um maior conhecimento sobre as alterações climáticas provocadas pela atividade humana, e para criar as condições necessárias para enfrentar essas mudanças.

2006:

O Prêmio Nobel 2006 foi para Muhammad Yunus e o Grameen Bank. Em seu pronunciamento, o Comitê Nobel afirma que “o Prêmio Nobel 2006 será dividido em duas partes iguais entre Muhammad Yunus e o Grameen Bank por seus esforços para criar, do zero, desenvolvimento econômico e social. A paz duradoura não pode ser alcançada sem que grandes grupos populacionais encontrem formas de sair da miséria. Microcrédito é uma delas. Criar desenvolvimento também significa um avanço na democracia e nos direitos humanos.”

2005:

Dividido entre a Agência Internacional de Energia Atômica e seu Diretor General, Mohamed El Baradei, por seus esforços em preventir que energia nuclear seja usada para fins militares e para assegurar que a energia nuclear para propóstos pacíficos seja usada da forma mais segura possível.

2004:
A Wangari Muta Maatai de Kenya recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua contribução a democracia, paz e desenvolvimento sustentável

2003:
A advogada iraniana Shirin Ebadi tem o seu trabalho especialmente focado no esforço pelos direitos das mulheres e das crianças, e ganhou o Prêmio por seu trabalho em prol da democracia e dos direitos humanos.

2002:
O ex-presidente americano, Jimmy Carter, recebeu o Prêmio por décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas em conflitos internacionais, impulsionar o avanço da democracia e dos direitos humanos, e promover o desenvolvimento econômico e social a nível mundial.

2001:
As Nações Unidas e seu Secretário Geral, Kofi Annan, dividem o Prêmio pelo trabalho por um mundo mais organizado e pacífico.

2000:
O Prêmio foi concedido ao Presidente sul-coreano Kim Dae-jung, por sua política de conciliação, batizada de "Política do Brilho do Sol", impulsionando o contato e a cooperação com a Coréia do Norte, e também por seu engajamento de muito tempo em prol dos direitos humanos na Coréia do Sul e em outras partes do mundo.

1999:
O Prêmio foi concedido a organização Médicos Sem Fronteiras pelos esforço humanitário pioneiro em diversos continentes.

1998:
O Comitê Norueguês de Nobel honrou os líderes da Irlanda do Norte, John Hume e David Trimble. Com o Acordo da Sexta-Feira Santa nesse ano, os principais partidos do longo conflito concordavam com os princípios da resolução, embora pudesse levar anos antes para que o acordo fosse inteiramente executado.

1997:
A campanha internacional pela eliminação de minas terrestres (ICBL) e sua coordenadora, Jody Williams, foram honradas pelo trabalho de proibição e remoção de minas terrestres antipessoais e o apoio às vítimas destas minas.

1996:
O Prêmio foi concedido aos Líderes timorenses Bispo Carlos Filipe Ximenes Belo e o Político José Ramos-Horta. A trágica situação no Timor Leste após a invasão indonesia em 1975 havia sido quase esquecida pela opinião pública internacional.

1995:
No 50° aniversário do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, o Prêmio foi concedido a Joseph Rotblate Conferências Pugwash.

1994:
O Líder Palestino Yasser Arafat, o Primeiro Ministro de Israel,Yitzhak Rabin, e Ministro israelense das Relações Exteriores,Shimon Peres, ganharam o Prêmio da Paz pela assinatura do Acordo de Oslo.

1993:
O Prêmio foi para Nelson Mandela e Frederik Willem de Klerk, África do Sul, pelo trabalho contra o regime de segregação racial e o processo de democratização do país.

1992:
Nos 500° aniversário do descobrimento das Américas, o Prêmio foi concedido a Rigoberta Menchú Tum, indígena maia, por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente os direitos dos indígenas na Guatemala e no restante da América Latina.

1991:
O Prêmio foi concedido a Aung San Suu Kyi, líder da oposição do regime militar de Burma. O partido dela obteve vitória avassaladora na eleição de 1990, e ela, foi, então, confinada a prisão domiciliar.

1990:
O Comitê Norueguês de Nobel comemorou o fim da guerra fria concedendo o Prêmio da Paz a Mikhail Gorbachev, Presidente da União Soviética.

Nenhum comentário: