sexta-feira, 14 de agosto de 2009

WOODSTOCK - 40 ANOS

Eu era garoto, tinha 9 anos. Mas esse acontecimento refletiu profundamente na minha vida. No inicio, lá pelos meus 14 ou 15 anos, acho que foi a musica de Jimi Hendrix, Joan Baez, Janis Joplin, Grateful Dead, Crosby, Stills, Nash & Young, o albino Jonny Winter, Santana, The Who, Jefferson Airplane e outros tantos. Depois vieram as roupas, o estilo, o baseado, e a idéia foi se plantando.
Power flower, Paz e Amor, Natureza, Não a guerra..... Perceberam? (Putz.... Não perceberam!)
Esse festival de 3 dias, que virou um caos, com mais de 400 mil pessoas, numa fazenda na cidade de Bethel (interior do Estado de Nova York,) desencadeou um processo mental, primeiro radical de contra-cultura, que depois..... passados 40 anos, floresce como um hiato de reflexão..... de que a Paz é mais importante que o resto. Que a solidariedade é mais importante que tudo. E que o AMOR, este e somente este tem o poder de melhorar o mundo. A NATUREZA que hoje ganha o respeito das minorias, era cativado e adotado pelo hyppies de Woodstock.
Max Yasgur (proprietário da Fazenda onde se realizou o concerto) disse: - ¨Com todas as possibilidades de tumulto, roubo, desastre e catástrofe, meio milhão de pessoas passaram três dias com música e paz em suas mentes. Se nos juntarmos a elas, podemos mudar as adversidades que são os problemas da América hoje e transformá-las em um futuro mais brilhante e mais pacífico¨.
Se trouxermos para os dias de hoje o que Yasgur disse, talvez conseguíssemos primeiro traduzir esse sentimento, e segundo, fazer um mundo melhor.
Fazem 40 anos, mas ao mesmo tempo em que parece tão distante da realidade, da loucura, das guerras, do desamor que vivemos hoje, parece tão perto do sonho de um mundo melhor.
Woodstock marcou profundamente em meu coração. E no seu?
E se marcou de alguma forma, deixe aflorar de sua mente o que disse Yasgur, e vamos tranformar esse mundo num lugar mais brilhante e mais pacífico.

Um comentário:

Duda disse...

putz...eu tinha 13, que coisa estranha, isso não bateu em mim dessa mesma forma, e olha que eu podia pensar livremente, mas acho que não pensei. Não fico muito triste por isso, sabe pq? Agora posso e, devo pensar sobre isso. Talvés assim eu possa "...tranformar esse mundo num lugar mais brilhante e mais pacífico", como vc mano.