sexta-feira, 24 de julho de 2009

O CRACK e a ADICÇÃO


Muito boa essa Campanha da RBS contra o CRACK.
Por ter filhos pré-adolescentes, casa, carro (ou seja viver numa cidade como Porto Alegre), me fez refletir e pesquisar um pouco sobre esse tema.
Até o aparecimento dessa fábrica de Zumbis que é o Crack, nossas cidades conviviam com as outras drogas (alcool, maconha, cocaína, ecstasy - o tal docinho). Essas drogas eram (e são utilizadas) por pessoas sadias e por
adictos.
a.dic.to (adj (lat addictu) 1 Adjunto, adstrito, dependente, submetido. 2 Aquele que usa uma droga habitualmente e tem por ela uma ânsia incontrolável que se torna um hábito mórbido: Afeiçoado, dedicado. smOs adictos da maconha. Cf adito.)
Adicção é uma doença como a própria origem da palavra determina (acima). Catalogada na OMS, essa doença só é detectada quando o usuário de droga, que até então era um usuário social (como dizem os hipócritas) não consegue mais separar a hora e a importância da droga na sua vida.
e
Então na verdade o jovem, ou o adulto que usa alguma droga socialmente, começa a se diferenciar em seu comportamento em relação o padrão social (na familia, no trabalho, enttre os amigos, enfim.... começam a mudar). Os usuários nessa situação, passam a viver o dilema entre serem sem-vergonha (por estar ficando a margem dos padrões), ou se são pessoas doentes.
A adicção nao tem cura, mas pode ser controlada, com terapias, AA, NA, Compulsivos Anônimos e outras formas).
Agora, a fábrica de Zumbis, que é o crack, tem um perfil diferente. O usuário, não precisa ser adicto, nem um sem-vergonha desajustado (quando eu digo sem vergonha, me refiro diretamente a pessoa que usa as drogas de forma não social e prejudica sua vida e a dos outros que estão próximos a ele).
O poder destruidor dessa droga, sua potência destruidora e de dependência vai muito além de qualquer outra postura social ou doença. ela é uma armadilha mortal, que torna dependente seu usuário de forma rápida e quase permanente (se não for tratado muito no início).
A letalidade dessa droga, depende apenas do contato do usuário com ela por poucas vezes.
Então senhores pais, irmãos ou seres sociais que vivem em comunidade: - O exército de Zumbis esta aumentando em forma geométrica a vai atingir você. De alguma forma. Ou seu filho, seu irmão, seu paí ou mãe (independente de classe social). E vai atingir por seu proximo começar usar essa droga letal, ou serão agredidos, roubados ou mortos por esse exército de Zumbis, a procura de seu sangue, ou de seus centavos, ou da maçaneta da sua porta para comprar a próxima pedra.
CRACK NEM PENSAR.

Nenhum comentário: