13 Agosto de 1931. A Alemanha acorda com ruídos estranhos. É o início da construção do Muro que dividiria primeiro a Alemanha, e a seguir o Mundo.
9 de Novembro de 1989, cai o Muro de Berlim. Mas o 9 de novembro significa muito mais para a Alemanha.
Vejamos. 9 de Novembro de 1918 - É Proclamada a República da Alemanha. - ¨"A monarquia, essa coisa velha e podre, desmoronou-se. Viva o novo, viva a República alemã!" - disse o Social-Democrata Philipp Scheidemann. Depois veio, 9 de Novembro de 1923 - os nacional-socialista fazem uma passeata no centro da capital Bávara (sem sucesso). A Frente, um desconhecido (Adolf Hitler).
9 de Novembro de 1938 (antes do inicio da II Guerra) Sinagogas foram incendiadas, lojas de judeus saqueadas em toda a Alemanha, ficou conhecido como a Noite dos Cristais. 100 judeus mortos e mais de 26 mil enviados a campos de concentração. (E pasmem, a II Guerra ainda não havia iniciado).
9 de Novembro de 1989. - Cai o Muro de Berlim. (Não vou me reter nos detalhes dos outros 9 de Novembro na vida dos Alemães).
vinte anos se passaram. Uma tentativa de libertar o mundo da intolerância, da divisão obrigatória do pensamento (em vez do livre pensar).
O que era pra ser o fim da guerra fria, se tornou numa guerra morna, que se bem observada, ainda tem sementes germinando por esse mundo afora. Ditaduras travestidas de Democracias vão se formando pelas Américas , pela África e por esse mundo afora.
Tudo o que o mundo observou no Muro (66 Km de grades - 302 Torres de observação - 127 redes metálicas eletrificadas e 255 pistas para os cães ferozes dos Alemães Orientais). 80 mortos - 112 feridos e milhares presos, são números para se guardar). E os números que não pudemos contar? Quantas famílias divididas? Quantos sonhos separados? Quantos anos de sofrimentos dos dois lados de uma mesma Alemanha?
E fora dessas Alemanhas? Quantas pessoas sofreram e se frustraram pela existência do Muro?
A guerra fria. O medo eminente do ser Humano ter opinião?
Não pensem que isso acabou. Que os muros caíram nas mentes dos Ditadores pelo Mundo.
Temos vários muros construídos nas mentes de Venezuelanos, Nicaraguenses, Colombianos, Africanos de todas as nacionalidades (Angola, Moçambique, Somália, entre tantas outras), Iranianos, Turcos. O Paquistão. Os Muros dos Aitolás, Coréia do Norte. O Muro na fronteira do Mexico com os EUA, o Muro na Cisjordânia.
Não pensem que os muros da incompreensão caíram. Não caíram não.
E Esses muros não são somente políticos. São sociais, com todas as minorias cercadas em seus ¨guetos¨. Negros, pobres, gays, e outros tantos que vivem cercados pelos muros da intolerância.
Queria poder derrubar esses Muros.
Viver num mundo de iguais.
Vou derrubando os meus. Derrubem os seus também, e quem sabe um dia, Os Muros vão realmente cair.